Historico


O Adolescentro Paulo Freire é uma unidade de Promoção da Saúde e Protagonismo Juvenil. Foi instalado oficialmente em 28 de abril de 2004, através da Portaria[1] da SMS/RJ nº 1063, por iniciativa da Drª Viviane Castelo Branco que atuava como Gerente do Programa da Saúde do Adolescente no Município do Rio de Janeiro. Foi nomeada como primeira diretora a Psicóloga e professora Dilma Cupti que o coordenou brilhantemente até Setembro de 2009, passando o cargo para a Psicóloga Ana Beloni atual coordenadora.

O Adolescentro Paulo Freire, tem  o compromisso de desenvolver  ações de promoção da saúde voltada para a faixa etária se 10 a 21 anos, além de atividades de capacitação voltadas para jovens, profissionais e educadores em geral. Sua proposta está fundamenta no PROSAD/MS (Programa da Saúde do Adolescente do ministério da Saúde) e nos princípios da promoção da saúde. Toda a sua dinâmica está alinhada com as recomendações dos organismos nacionais (Min. da Saúde) e internacionais (OMS, OPS, Unicef, Banco Mundial) com relação à saúde e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Dessa forma, os adolescentes e jovens estão envolvidos em todas as etapas: planejamento, desenvolvimento das atividades de capacitação, acolhimento,  práticas educativas e avaliação. 
A partir de todos estes envolvimentos os jovens se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, atuando em sua comunidade, em outros espaços geográficos e eventos, realizando atividades de prevenção das doenças e promoção da saúde,  trabalhando temas como, sexualidade, DST/Aids, Tabagismo, Dengue, cidadania entre outros